[Resenha] Inferno, Dan Brown

22 nov

inferno-dan-brownSinopse: Neste novo e fascinante thriller Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em O código Da Vinci, Anjos e demônios e O símbolo perdido e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrioeditora-arqueiro poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído. 

Suspense  |  448 páginas  |  Avaliação 5/5

  Nesta sequência eletrizante, nosso querido professor Robert Langdon acorda deitado numa das camas de um hospital em Florença sem ter a mínima ideia de como foi parar ali. Até onde se lembrava, estava em Harvard nos Estados Unidos. Não muito após despertar, foi atendido por uma doutora loira simpática chamada Sienna e outro chamado Marconi. Sem ter tempo para muitas explicações, uma mulher com cabelo espetado invadiu o quarto e deu um tiro no doutor. Com muita agilidade, Sienna puxou o professor e o conduziu para fora do quarto. Não levou muito tempo para descobrir que seu paradeiro no momento era a lindíssima Itália. Sienna os levou para seu apartamento às pressas.

  A mulher mostrou um cilindro do tamanho de uma mão adulta marcado com um ícone trilateral para Langdon, indicando o símbolo de risco biológico, o que o deixou ainda mais abalado depois da perseguição turbulenta. Sienna o convenceu de abrir o cilindro, pois insistia que quem os estivesse encalçando logo poderia achá-los, então, no calor do momento, Langdon o fez. Assim que o cilindro se abriu, o mesmo revelou um selo cilíndrico o qual escondia uma projeção do Mapa do Inferno de Sandro Botticelli de forma alterada, fazendo alusão ao poema de Dante Alighieri, A Divina Comédia, poema o qual relata sua jornada imaginária pelo inferno. A partir daí, os dois tomaram para si o selo e seu enigma e partiram em uma aventura sem saber no que iria dar. Para Robert, o mais importante eram as respostas para: Como ele foi parar lá e por quê?

inferno-resenha

“Os invejosos têm de subir com os olhos costurados para não cederem à cobiça; os orgulhosos devem carregar imensas pedras nas costas para se curvarem com humildade; os gulosos devem subir sem comida nem água, suportando assim uma fome excruciante; e os luxuosos devem subir em meio a labaredas de fogo, de modo a se purgarem do calor da paixão” Descrição de Robert Langdon sobre o Mapa do Inferno de Botticelli.

  Há um personagem chamado Bertrand Zobrist. Ele era um milionário, geneticista fenomenal que estava cheio de ideias e  também era apreciador de Dante. Levava muito sério a superpopulação mundial, que é o tema central desse livro de Dan Brown. Zobrist dispunha de um pensamento transumanista, ou seja, ele era a favor do uso da ciência e suas tecnologias para poder melhorar as condições humanas tornando o organismo mais resistente e superior. O homem tinha planos inimagináveis. No início do livro ficamos por dentro desses planos, pois o personagem os expôs para a doutora Sinskey, diretora da OMS – Organização Mundial de Saúde.

A humanidade, quando não controlada, funciona como um câncer.

  Nessa aventura somos jogados em uma busca contra o tempo, pois uma temível ameaça tomava controle de tudo e todos. Langdon e Sienna tiveram que correr o mais rápido possível, pois tudo estava em jogo. A loucura era claramente exposta toda vez que eles acertavam uma pista, passavam por uma passagem secreta ou escapavam por corredores às escondidas. O que tornou a história mais intensa era que tudo acontecia em um único dia! Algo que não reluto em declarar é que é impossível adivinhar o final da história.

  Inferno foi meu segundo livro lido sobre as aventuras do professor (Leia AQUI a resenha de O Símbolo Perdido). Recentemente o filme de Inferno estreou e você não pode deixar de ler o livro que o inspirou! 

NOVIDADE!

  Há pouco tempo Dan Brown anunciou que o quinto livro com o professor Robert Langdon tem previsão de lançamento para setembro de 2017 nos EUA. A nova aventura tem como título Origin, sem tradução até o momento.

Assista ao trailer de Inferno:

https://www.youtube.com/watch?v=SMMgF-8G1og

  Me tornei GRANDE fã do autor e mal posso esperar para Origin! Se você gosta de mistérios envolvendo religião, história, ciência, arte e um monte de quebra cabeças, vai simplesmente mergulhar no mundo de Langdon e ansiar mais e mais por suas aventuras!

Compre: Amazon  |  Americanas  |  Saraiva  |  Submarino

Até a próxima!

  • Categorias: Resenhas, Terror e Suspense