[Resenha] Um Conto de Uma Classe, Vinicius Martins

1 ago

um conto de uma classeSinopse: Poucos ambientes representam melhor uma sociedade que uma universidade. Seus frequentadores, com suas opiniões, suas vaidades, seus vícios, são os porta-vozes do pensamento da coletividade da qual fazem parte. Ao retratar a turma de um curso de direito e seus professores, Um conto de uma classe – romance que se divide em três volumes – acaba fornecendo um espelho da própria sociedade brasileira, com imagens ora belas, ora grotescas, ora dignas de aplausos, ora merecedoras de repúdio, apresentando um mosaico riquíssimo das mais variadas personalidades, que vai do professor arrogante ao estudanteselo jovem medíocre, do mestre culto ao acadêmico pedante, do docente subserviente ao aluno fanfarrão. Escrito com irreverência, o livro expõe o comportamento e as frustrações presentes não só no meio acadêmico jurídico, mas também na esfera universitária em geral, mostrando um dos objetivos mais lisonjeiros do ser humano – a luta para “ser alguém na vida” –, embora não deixe de apontar também os métodos nem sempre dignos utilizados para alcançá-lo.

Ficção/Crônica   |   240 páginas   |   Avaliação   3/5   |   *CORTESIA do autor <3*

A Resenha <3

   Um Conto de Uma Classe é dividido em quatro capítulos, onde os mesmos relatam a experiência vivida pelo autor durante seus dias de faculdade.  Não consegui descobrir se os nomes dos personagens eram reais ou haviam sido trocados para preservar a privacidade deles. O livro narra tantos detalhes de uma realidade familiar (pela terceira pessoa) que é impossível não declarar que não os conhecemos (personagens) antes de algum outro lugar.

WhatsApp Image 2017-08-01 at 11.06.36

   A Universidade aqui representada é a Universidade U. É daqui que vêm todos os estudantes que vamos conhecer. Assim, como dito na sinopse, eles são representações de todo tipo de indivíduo presente em uma sociedade.  

“Poucos ambientes representam melhor uma sociedade que uma universidade.”

   Bom, agora verdades precisam ser ditas HAHAHH O que eu li mais parece uma crônica que um conto. É só uma obervação, pois no título o autor optou por “conto” ao invés de “crônica”. Mas claro que, nesse caso, é pura estética 😉 E aqui fica a dica, se gosta de crônicas, esse livro vai te deixar satisfeito!

   A narrativa é longa e, por muita das vezes, puxadinha. Costumo levar livros para rua enquanto resolvo coisas pessoais, fico lendo nas salas de espera… Mas Um Conto de Uma Classe requer mais foco, e por isso não conseguia render muito nessas idas e vindas à rua. Isso não desmerece a obra, pelo contrário! É daqueles tipos de livros que nos deixa com a cabeça quente de tanto pensar, e assim que é legal 😀 Gosto sempre de destacar meu livro favorito “Precisamos Falar Sobre Kevin”. É uma leitura beeem complicadinha que se não parar em um local bem silencioso, vai dar trabalho para fluir as linhas. 

   Por fim, gostaria de destacar aqui a escrita de Vinicius, que me deixou impressionada e por algumas vezes confusa. Não é pra menos, estamos diante de um estudante de Direito hahahah O que foi curioso é que estou estudando noções de Direito para concurso e reconheci várias expressões por ele usadas, mas outras não faziam sentido algum. Por outro lado, um acadêmico de Direito é possível pescar todas as charadas 😉 Enfim, parabenizo o autor pela ótima escrita e também pela revisão de Marina Rodrigues

   “Gaúcho, contudo, lamentava-se muitas vezes não estar ainda mais preparado para a pergunta, porque não se contentava em somente responder corretamente, queria, isso sim, responder com brilho, com a jactância de um portento ao findar a sua importante palestra sobre o assunto do qual é reconhecido como a sumidade absoluta” (p. 68).

WhatsApp Image 2017-08-01 at 11.18.50

   Agora que já apresentei a obra, COMPRE seu exemplar aqui :))) Leiam para que possamos discutir sobre ela!!

traço

   Oie, pessoal? Como vocês estão? Estou atrasando um pouco os posts aqui no blog e demorando para retribuir a visitinha de vocês… Pois, é, me desculpem! Senti vontade de compartilhar com vocês o porquê. Estou estudando muuuuito, vocês não têm noção da pilha de livros que preciso ler. É faculdade, é concurso, é habilitação… Mas uma coisa que não queria era abandonar o bloguinho, porque amo ler e adoro escrever minhas experiências aqui, só que vai apertar um pouquinho. Vou fazer um post explicando melhor depois S2 

Até a próxima!

  • Categorias: Resenhas, Romance e Drama